quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Correr na praia faz bem para saúde?

Prática pode causar microlesões, mas também traz benefícios. Ortopedista apresenta os prós e contras de encarar esse desafio

O frio começa a se despedir do Brasil com a chegada do verão, elevando as temperaturas e aumentando o desejo das pessoas de fazerem uma visita pelas praias. Para não abandonar os treinos, a melhor alternativa é aproveitar a sensação da areia nos pés para correr pelo litoral.
 
 
Correr descalço aumenta as chances de lesões e microlesões. Foto: Adam Kurzok/ stock.xchng
Enquanto pratica a atividade física, é possível que ocorra um imprevisto que atrapalhe o rendimento: as dores nas articulações. “Correr na areia, principalmente se ela estiver fofa, sobrecarrega pés, joelhos, quadris e coluna. Em longo prazo, também pode trazer problemas no retropé”, informa o ortopedista André Felipe Ninomiya.
Já a areia dura é a inimiga dos corredores que sofrem com fascite plantar, uma infalamação ocasionada por microlesões de repetição. “Além de trazer problemas na fascia plantar, o hábito pode causar metatarsalgia, uma dor forte na parte frontal no pé”, explica o profissional. 

Benefícios - André conta que não costuma indicar a corrida na areia por conta dos riscos e prefere que seus clientes que não podem praticar esportes de contato optem pelo exercício na água. “Porém, não excluo os benefícios, como fortalecimento dos músculos dos pés, panturrilhas e coxas”, ressalta.
Além disso, pessoas que estão acostumadas a treinar pelas praias não devem abandonar os treinos. “A minha única sugestão é que pratique a corrida em areia dura utilizando um tênis com amortecimento”, completa Ninomiya. 


Atleta de final de semana - Para os esportistas que moram longe da praia, o ortopedista conta que os riscos são os mesmos que ocorrem com o atleta de final de semana. “O exercício em si é bom, mas normalmente esse público se esquece de aquecer e alongar antes de iniciar o treinamento”, orienta.
Segundo o profissional, essas são ações necessárias para evitar as lesões e microlesões. “Nunca deve-se esquecer de alongar o tendão de Aquiles e músculos do posterior da perna”, conclui.
 
Fonte: www.webrun.com.br

 

2 comentários:

Adilson disse...

Praticar atividades físicas garante uma boa qualidade de vida. Mas para que isso aconteça é preciso fazer direito um bom aquecimento, alongamento e após as atividades também complementar com o relaxamento. Na dúvida procure orientação de um profissional da educação física.

Adilson disse...

É muito bom praticar atividades físicas. Quando mais jovem eu gostava de correr e também do ciclismo. Hoje um pouco mais velho optei pela natação e pratico regularmente e eu recomendo.