A Reflexologia consiste no estudo dos efeitos reflexos no organismo humano. Ela considera que certas regiões do corpo denominadas de plexos nervosos são interligadas a órgãos e também a outras partes do corpo. E quando estes plexos nervosos são estimulados podem restabelecer o bom funcionamento de sua área de interligação correspondente. Esta estimulação também pode ser obtida através manipulação nos pés para fins terapêuticos. E é baseado nesta premissa que poderemos entender melhor o que é Reflexologia Podal.
O que é Reflexologia Podal
Conhecida também como Reflexoteraia, a Reflexologia Podal também e uma terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés, através de estimulação em pontos precisos (potos reflexos) encontrados em zonas específicas dos pés para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.
Esta terapia parte do principio que todo nosso corpo está representado na zona dos pés.
Ponto reflexo nada mais é que concentrações de terminações nervosas. E quando estas terminações são estimuladas através de uma pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por tal estimulo. Com esta técnica é possível ativar os processos curativos do próprio corpo.
História:
Convém não estabelecer qual cultura descobriu a Reflexologia. Relatos indicam que várias civilizações da Antiguidade como Egípcios e Chineses já praticavam algo parecido com métodos similares a esta técnica.
Já em meados do século XV países Europeus, como Alemanha e Inglaterra já aplicavam estudos sobre Reflexologia, denominada na época como “terapia de zonas”. E fontes indicam que primitivos da América Central e do Norte também já tratavam suas doenças pelos pés.
Mas foi em 1917 que o Otorrinolaringologista, Dr. Willian Fitzgerald, publicou seu livro chamado “Terapia de Zonas”, determinando a posição de órgãos e áreas do corpo nos pés. Seus estudos possibilitaram a outra importante figura na história da Reflexologia, Dr. Joseph S. Riley , desenvolver diagramas detalhados sobre pontos reflexos localizados nos pés.
Entretanto a maior contribuição veio da assistente do Dr. Joseph S. Riley, a fisioterapeuta americana Eunice Inghan. Ela foi responsável por separar os trabalhos sobre áreas reflexas, mapeando os pés como um mapa de todo o corpo. Ela passou a orientar seus trabalhos terapêuticos de acordo com este mapa. Por muito tempo ela complementou todo o conhecimento existente com sua própria experiência. Com isto foi possível aperfeiçoar a teoria dos reflexos dos pés. Este trabalho rendeu dois livros: “Histórias que os pés podem contar” e “Histórias que os pés contaram”.
Como identificar os pontos nos pés que correspondem aos órgãos e áreas do corpo?
Com auxílio dos Mapas de Reflexologia Podal é possível identificar regiões e pontos reflexos específicos nos pés, bem como as partes do corpo correspondentes.
A partir dos pontos indicados no mapa podemos estimular determinada área do pé que consequentemente também estimularemos sua área corporal correspondente. Esta estimulação ajuda a aliviar o estresse, a dor e a tensão muscular, entre outros benefícios para saúde.
Para conhecer mais os benefícios da Reflexologia Podal para sua saúde, sugerimos que leia o seguinte artigo:

Nenhum comentário:
Postar um comentário