quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Festival Internacional do Folclore


Fortaleza sedia segunda edição do Festival Internacional do Folclore

De 20 a 24 de novembro, Fortaleza recebe 21 grupos de tradições e cultura popular de vários Estados do Brasil e grupo do Paraguai
A segunda edição do festival, que já é um dos maiores do Norte Nordeste, terá na abertura, dia 20, a realização do Seminário ‘Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza’

Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza recebe grupos de várias linguagens folclóricas e de vários estados do Brasil e do exterior. Após a seleção através de Edital, a Encena Produções em parceria com o Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), selecionou 25 grupos, sendo 18 do Ceará, seis grupos de cinco estados brasileiros e os estrangeiros Bale Ibero americano do Paraguai.
Este ano, a programação acontece no Teatro Antonieta Noronha, Restaurante Estoril, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Colégio Agnus (Montese), e North Shopping. Além disso, os participantes terão a realização do Seminário Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza. “O objetivo é ampliarmos mais esse debate como forma de fortalecer os estudos e a contribuição da cultura negra no Ceará. É um legado importante que o festival precisa deixar para a comunidade científica, os integrantes de grupos folclóricos e para a sociedade”, explicou Sheila Fernandes, diretora executiva do festival.
Com dois dias a mais na programação e mais três grupos participando das apresentações, o Festival Internacional de Folclore se consolida já na segunda edição como um dos maiores encontros das tradições folclóricos do País.  “Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Agora, precisamos ampliar, valorizar e consolidar o projeto, fixando-o no calendário oficial e tornando o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira”, esclareceu Sheila.
O festival é uma realização da Encena Produções em parceria com Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e o CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes  Tradicionais e espera receber cerca de quatro mil pessoas em cada dia da programação.
Além das apresentações de maracatu, vaqueiros de marajó, lundu, síria, carimbó, boi, ciranda, curussê, coco, são gonçalo, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, pastoril e maneiro pau ainda estão previstas a realização do Seminário ‘Danças Populares como Práticas Culturais, Educativas e Sociais – Conflitos e Acertos’, vivências entre os grupos, apresentações especiais, terreirada de mestres entre outras atrações.
Dentre os grupos convidados, do Nordeste participam a Cia Capibaribe Sr. Dança (PE) e o Grupo de Dança Folclórica Pisada do Sertão (PB). Do Sul/Sudeste estarão os Tropeiros do Litoral (SC), o grupo Tradições Pommerland (ES) e Andora (ES). O Norte é representado pelo grupo Frutos do Pará (PA), além da participação internacional do Bale Ibero Americano do Paraguai.
Os cearenses dominam a programação, com os grupos Maracatu Vozes da África, ParaFolclórico Luar do Sertão, Txai Cia de Danças Populares, Grupo de Dança Tablado, Ore Anacã (Universidade Federal do Ceará), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Grupo Fulô do Sertão, Grupo Tradições Cearenses, Grupo MiraÍra, Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Quadrilha Ceará Junino e Cia Estrelas da Rua.

Serviço:
I Festival Internacional do Folclore do Ceará
De 23 a 25 de novembro de 2012
Informações: (85) 3023.3064
www.festivaldefolcloredoceara.com.br
Fonte: Blog Divirta-CE
www.divirta-ce.blogspot.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cerveja faz bem para a saúde

Bebida combate a gripe e previne doenças cardiovasculares

Você acha que apenas o vinho está na lista das bebidas que fazem bem para a sua saúde?

De acordo com pesquisas de diferentes partes do mundo, a cerveja pode reduzir níveis de colesterol ruim, prevenir o Mal de Alzheimer e combate a gripe. A seguir, veja 8 bons motivos para beber cerveja moderadamente sem culpa.

1 - Combate a gripe
Você acredita que a cerveja possa afetar seu sistema imunológico? Um estudo japonês publicado na revista científica Medical Molecular Morphology comprova exatamente o contrário. De acordo com os cientistas, o lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia.

2 - Evita o cálculo renal
Você já ouviu falar que cerveja é diurético, certo? De acordo com um estudo finlandês, a cerveja pode reduzir em 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins. Mas é preciso beber com moderação para obter os benefícios. Em excesso, a cerveja pode ser responsável por agravar o quadro. Segundo os pesquisadores, as mulheres devem consumir até uma latinha da bebida. Já para os homens, o ideal é consumir até duas latinhas por dia.

3 - Ajuda a tratar insônia e outros distúrbios do sono
De acordo com pesquisa da University of Extremadura, na Espanha, o efeito sedativo da cerveja pode ser ideal para o tratamento de insônia e distúrbios associados ao sono. O lúpulo presente na bebida aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo. Para os cientistas, não é preciso exagerar no número de latinhas para obter o efeito, basta seguir a recomendação de uma latinha diária para as mulheres e duas para homens.

4 - Previne o surgimento de doenças cardiovasculares
Um estudo holandês, publicado na revista científica The Lancet, constatou que pessoas que bebem cerveja regularmente apresentam taxas de vitamina B6 cerca de 30% mais altas quando comparadas a exames de outros que não costumam consumir a bebida. Quando os níveis são comparados a pessoas que bebem vinho com frequência, a concentração da vitamina chega a ser duas vezes mais elevada. A vitamina B6 é responsável por ajudar a eliminar a homocisteína, substância que, em excesso contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Pesquisa do Centro de Pesquisa Cardiovascular de Barcelona, na Espanha, ainda demonstrou que a cerveja possui efeito protetor do sistema cardiovascular, reduzindo a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio.

5 - Ajuda a controlar o colesterol
A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

6 - Dá um up no sistema imunológico
De acordo com um estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism, o consumo moderado de cerveja traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resiste a algumas infecções. Os resultados da pesquisa apontaram que, após um mês, o consumo diário de uma latinha de cerveja para mulheres e duas para homens é capaz de aumentar a concentração de células de defesa do sistema imune, elevando a produção de anticorpos.

7 - Proporciona ossos fortes
Um estudo do Kings College, em Londres, comprovou que a cerveja pode beneficiar a saúde dos ossos e do tecido conjuntivo. O silício, presente na bebida, ajuda a melhorar a densidade óssea. Já segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a substância, encontrada no grão da cevada, é mais abundante nas cervejas do tipo ales e nas lagers. Por outro lado, o processo de torra dos grãos de cevada reduz a concentração da substância nas cervejas escuras. As versões de trigo também apresentam taxas reduzidas de silício. 

8 - Previne o desenvolvimento de Alzheimer
Um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revisou de 34 estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, totalizando 365 mil voluntários analisados. Os resultados apontaram que aqueles que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.
Fonte: www.gnt.com.br
Por Renata Dêmoro 


terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Orquestra toca Rock!

Mais uma vez o rock and roll vai tomar conta do palco principal do Theatro José de Alencar (TJA). A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) realiza no próximo dia 23 de outubro reapresentação do espetáculo Rock Concerts, onde executa ao vivo arranjos para música de câmara de canções consagradas por grandes músicos do rock.

A concepção artística de juntar o rock and roll à música erudita não é uma grande novidade: algumas iniciativas remontam a década de 1970.

Grande orquestras como a sinfônica de Londres, de Berlim e até a Brasileira já realizaram apresentações com um repertório "mais pesado". "Nós seguimos o caminho dos grandes", alega Arthur Barbosa, maestro da Orquestra.

Entretanto, isso não foi o suficiente para impedir a empolgação do público que lotou as 800 cadeiras do Theatro José de Alencar no último dia 29 de agosto, data da primeira apresentação do Rock Concerts, que chegou a cantar as letras das músicas em alguns momentos da apresentação.

Maestro Artur Barbosa, regente da Orquestra Eleazar de Carvalho 
FOTO: LUCAS DE MENEZES

Durante o espetáculo foram executadas em instrumentos de cordas - acompanhados de um baixo elétrico e uma bateria -, clássicos das bandas The Beatles, Metallica, Deep Purple, U2, Iron Maiden e Queen.

A apresentação não foi a primeira da Orcec, em 2013, a misturar música popular e de câmara. Regendo a orquestra desde início de 2012, o maestro Arthur Barbosa já realizou nesse período espetáculos despojados, aproximando a música erudita a ritmos como o tango e o Choro. "Essa mistura nos ajuda a cativar outros tipos de público", explica o maestro.

Apesar de repetir a bem sucedida apresentação, o maestro Arthur Barbosa ressalta que a intenção não é tornar a Orcec em um orquestra rock, mas democratizar o acesso à música de câmara. "Nós conseguimos trazer para o teatro algumas pessoas que nunca assistiram um concerto", comemora. O maestro ainda aproveitou para citar o músico Milton Nascimento: "É preciso ir aonde o povo está".

A nova apresentação será realizada em duas sessões, uma 18h e outra 20h, e na hora de adquirir o ingresso será cobrado o valor simbólico de R$ 5, que será doado ao Lar Torres de Melo, instituição fortalezense que dá auxílio psicológico e cuidados médicos a idosos. Outra característica da nova apresentação será a inclusão de instrumentos de sopro e de guitarra para dar mais peso às músicas.

O público teve participação ativa na hora de escolher as canções do espetáculo. A orquestra promoveu uma enquete perguntando quais bandas deveriam ser inclusas na apresentação. Os grupos System of a Down e Pink Floyd foram os grande vencedores. Músicas do rei Elvis Presley também estarão no Rock Concerts. "Tentamos honrar a enquete ao máximo, mas nem sempre dá para atender todos os pedidos", diz o maestro. "Conseguir os arranjos das músicas é muito complicado", ressalta. O maestro ainda promete uma surpresa no fim do espetáculo para homenagear um dos maiores nomes do rock brasileiro.

Repercussão

Com apenas uma sessão, a última edição do espetáculo Rock Concerts atraiu uma multidão que fez fila para conseguir entrar no TJA, entretanto, nem todos conseguiram. Apesar da frustração de muitos, a repercussão, principalmente nas redes sociais, foi sem precedentes, segundo afirmou o maestro. "Para a gente que é músico de orquestra, é muito bom ver a fila dando volta no quarteirão para assistir a apresentação. O público da música de câmara é limitado", diz.

Em maio, o concerto de música erudita com o violonista italizano Emanuele Baldini também lotou o TJA e incentivou a volta do músico em uma apresentação ao ar livre, marcada para acontecer no final de novembro na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entre os projetos que serão executados pela Orcec ainda este ano está a ópera Carmem, do compositor francês Georges Bizet, que será realizada em dezembro no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Pop x erudito

Recentemente, além do espetáculo da Orcec, Fortaleza recebeu em seus palcos uma série de apresentações que colocam em cheque os limites entre a música erudita e a de raiz popular. Passou por aqui, em setembro, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, com versões para o repertório da banda inglesa The Beatles. No início deste mês, o maestro carioca Mário Adnet, que segue uma linha crossover, misturando elementos das duas vertentes em suas composições e arranjos, arregimentou uma miniorquestra para interpretar canções de Tom Jobim, no concerto "Jobim Jazz."

Pelo país, há orquestras experimentais voltadas a novos repertórios em São Paulo, no Amazonas. Em meio a esse caldo pop-erudito, o Caderno 3 de hoje discute a natureza, as origens e os limites desse cruzamento.
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vinícius de Moraes - 100 anos do poeta

Site reune obras de Vinícius de Moraes, para comemorar 100 anos do poeta.

A página reúne fotos - inclusive imagens inéditas, discografia, prosa, críticas, textos teatrais e canções e vai ao ar no dia 19 de outubro - aniversário do poeta.


A VM Cultural, responsável pelos direitos autorais de Vinicius de Moraes, anunciou o lançamento do novo site www.viniciusdemoraes.com.br em comemoração aos 100 anos do poeta. A página reúne fotos - inclusive imagens inéditas, discografia, prosa, críticas, textos teatrais e canções.
Criado pela empresa 6D e coordenado pelo pesquisador Fred Coelho, o site entrará no ar no dia 19 de outubro - dia em que o poeta completaria o centenário.
Entre as curiosidades estão, por exemplo, uma fotografia feita em 1915 de Vinicius criança, zangado, sentado numa cadeira de palha, uma carta escrita para seu amigo Manuel Bandeira, que ele chamava carinhosamente de “Manezinho” e o manuscrito original da letra de Garota de Ipanema, segunda canção mais executada na história em todo o mundo.
"O site, que tem o objetivo de ser um espaço de referência para estudiosos, é o presente da família para o centenário. Para nós é importante manter as obras disponíveis a todos, com o conteúdo inteiramente revisado e uma curadoria familiar permanente. Buscamos os melhores profissionais para cuidar da obra de papai, mantendo sempre o alto nível e garantindo o alcance a quem se interessa pelo legado de Vinicius e não tem condições de ter acesso direto aos livros e aos discos. Queremos que, por exemplo, a professora de uma cidadezinha pequena saiba que pode contar com o site para pesquisar e ministrar uma aula em cima de um conteúdo correto", afirma Maria de Moraes, filha caçula e uma das sócias da VM Cultural. Ela acrescenta que o desejo de toda a família é que o ano do centenário de Vinicius seja de exaltação ao amor, à generosidade e à verdade com que o poeta viveu e o site certamente irá colaborar com isso.
 
 Aparência do novo site (Imagem: Divulgação)


Site e seções
O site apresenta o universo de Vinicius nas seguintes seções:
Poesia - Vinicius ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira. Neste espaço encontram-se na íntegra os nove livros de poemas de Vinicius e na segunda, quase 300 poesias avulsas organizadas em ordem alfabética.
Prosa - Apesar de constituir sua figura pública através da poesia e música, Vinicius foi um dos grandes prosadores de sua geração. A seção é separada em livros como “Para uma menina com uma flor” e jornais, com prosas de Vinicius publicadas em diferentes veículos.
Música – A discografia cobre a trajetória musical de Vinícius de Moraes entre 1956, lançamento do disco dedicado à trilha sonora da peça Orfeu da Conceição e 1980, ano de sua morte, dos últimos discos feitos com Toquinho. O site apresenta uma seleção dos principais discos de sua carreira:
Discos - com encartes, streaming de 30 segundos das canções e possibilidade de redirecionamento para o itunes de todos os álbuns de Vinicius.
Canções - letras de mais de 130 canções compostas por Vinicius.
Parceiros - resumos das carreiras dos principais parceiros de Vinicius.
Cinema – Estão disponíveis as críticas escritas por Vinicius de diversos filmes e publicadas em diferentes veículos de informação.

Teatro – Os roteiros escritos pelo artista também estão presentes no site com destaque especial para "Orfeu da Conceição". O texto é ilustrado com fotos das encenações, manuscritos e cartazes.
Vida e obra – Biografia cronológica da vida do poeta.
Amizade - Esta seção conta sobre a amizade de Vinicius com nomes como Carlos Drummond, João Cabral de Melo Neto, entre outros.
Vinicius - "Poesia, música e paixão", documentário produzido por João Máximo e Georgiana de Moraes (filha de Vinicius) em parceria com a Rádio Cultura e que foi ao ar pela primeira vez em 1993. Este ano está sendo veiculado na Rádio Batuta para comemoração do centenário e estará hospedado no novo site.
Galeria – Esta parte contém fotos de todas as etapas da vida de Vinicius e documentos históricos como o manuscrito da canção "Chega de Saudade".
Youtube – O site direciona o internauta para o canal oficial de Vinicius na rede, com a reunião de diversos vídeos da carreira do artista.


Fonte: www.uol.com.br

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Correr na praia faz bem para saúde?

Prática pode causar microlesões, mas também traz benefícios. Ortopedista apresenta os prós e contras de encarar esse desafio

O frio começa a se despedir do Brasil com a chegada do verão, elevando as temperaturas e aumentando o desejo das pessoas de fazerem uma visita pelas praias. Para não abandonar os treinos, a melhor alternativa é aproveitar a sensação da areia nos pés para correr pelo litoral.
 
 
Correr descalço aumenta as chances de lesões e microlesões. Foto: Adam Kurzok/ stock.xchng
Enquanto pratica a atividade física, é possível que ocorra um imprevisto que atrapalhe o rendimento: as dores nas articulações. “Correr na areia, principalmente se ela estiver fofa, sobrecarrega pés, joelhos, quadris e coluna. Em longo prazo, também pode trazer problemas no retropé”, informa o ortopedista André Felipe Ninomiya.
Já a areia dura é a inimiga dos corredores que sofrem com fascite plantar, uma infalamação ocasionada por microlesões de repetição. “Além de trazer problemas na fascia plantar, o hábito pode causar metatarsalgia, uma dor forte na parte frontal no pé”, explica o profissional. 

Benefícios - André conta que não costuma indicar a corrida na areia por conta dos riscos e prefere que seus clientes que não podem praticar esportes de contato optem pelo exercício na água. “Porém, não excluo os benefícios, como fortalecimento dos músculos dos pés, panturrilhas e coxas”, ressalta.
Além disso, pessoas que estão acostumadas a treinar pelas praias não devem abandonar os treinos. “A minha única sugestão é que pratique a corrida em areia dura utilizando um tênis com amortecimento”, completa Ninomiya. 


Atleta de final de semana - Para os esportistas que moram longe da praia, o ortopedista conta que os riscos são os mesmos que ocorrem com o atleta de final de semana. “O exercício em si é bom, mas normalmente esse público se esquece de aquecer e alongar antes de iniciar o treinamento”, orienta.
Segundo o profissional, essas são ações necessárias para evitar as lesões e microlesões. “Nunca deve-se esquecer de alongar o tendão de Aquiles e músculos do posterior da perna”, conclui.
 
Fonte: www.webrun.com.br

 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Acupuntura eficaz no tratamento de dores

Análise de estudos com quase 18.000 pacientes mostrou que a técnica chinesa é capaz de diminuir as dores em casos de lombalgia, cefaleia e osteoartrite.

A acupuntura acaba de ganhar um importante reforço para sua credibilidade. Uma análise de 29 estudos clínicos mostrou que a acupuntura é melhor que o uso de placebo para o tratamento de alguns tipos de dor crônica, como a lombalgia e a cefaleia.
Publicado nesta segunda-feira no Archives of Internal Medicine, periódico da Associação Médica Americana, o estudo reforça as recentes evidências que apontam para a eficácia da acupuntura. Até hoje, a técnica de introduzir agulhas em pontos específicos sob a pele, criada há pelo menos 2.500 anos pelos chineses, foi posta em dúvida porque, em muitos estudos, apresentava resultados não suficientemente melhores que o tratamento placebo. 

Na análise coordenada por Andrew Vickers, pesquisador do Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, foram utilizadas informações de estudos clínicos feitos com um total de 17.992 pacientes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Suécia. A acupuntura se mostrou superior no tratamento da dor crônica tanto em relação ao grupo que não recebeu nenhuma terapia quanto ao que recebeu acupuntura simulada (na qual agulhas são introduzidas na pele, mas fora dos pontos específicos). Além da acupuntura simulada, também foram usadas nos estudos analisados agulhas retráteis (que pressionam, mas não ultrapassam a pele dos pacientes), acupuntura a laser e nenhum tratamento.

Segundo os autores da pesquisa, os pacientes que receberam acupuntura apresentaram menor dor nos casos crônicos de lombalgia, osteoartrite e cefaleia que os pacientes tratados com acupuntura simulada (os pacientes dão 'notas' para o grau de dor que estão sentindo, sendo zero o menor índice de dor e 10 a pior dor possível). A redução foi ainda maior em comparação com pacientes que receberam outros tratamentos placebos.

 "Os dados resultantes dessa análise de outros estudos com quase 18.000 pacientes em testes clínicos de alta qualidade fornecem as mais robustas evidências até hoje de que a acupuntura é uma boa opção para pacientes com dor crônica”, afirmaram os autores do estudo.

 CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Acupuncture for Chronic Pain - Individual Patient Data Meta-analysis

Onde foi divulgada: revista Archives of Internal Medicine

Quem fez: Andrew J. Vickers, Angel M. Cronin, Alexandra C. Maschino, George Lewith, Hugh MacPherson, Nadine E. Foster, Karen J. Sherman, Claudia M. Witt, Klaus Linde

Instituição: Sloan-Kettering Cancer Center

Dados de amostragem: estudos com 17.922 pessoas


Resultado: pacientes que receberam acupuntura apresentaram menor dor nos casos crônicos de lombalgia, osteoartrite e cefaleia que os pacientes tratados com acupuntura simulada. A redução foi ainda maior em comparação com pacientes que receberam outros tratamentos placebos.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

IX Bienal Internacional de Dança do Ceará



Em 2013 a Bienal Internacional de Dança do Ceará chega a sua 9ª edição. Ao longo de quase duas décadas, o evento vem contribuindo para dinamizar, local e nacionalmente, a difusão da dança cênica em suas múltiplas configurações. Paralelamente, promove um importante diálogo dos artistas da dança cearense com criadores e instituições de outros contextos, fomentando o intercâmbio de experiências, a reflexão, a circulação e a produção de conhecimento na área. 

De 18 de outubro a 6 de novembro, em Fortaleza, Paracuru, Itapipoca, Sobral, Juá, Tabuleiro do Norte, Crato, Juazeiro, por meio de espetáculos, performances, oficinas, palestras e coproduções, entre outras atividades que compõem a programação, a Bienal dá continuidade ao intenso trabalho que vem realizando nos seus 17 anos de existência.
 Com a programação inteiramente gratuita e contando com a participação de artistas locais, bem como de outros estados e países, a Bienal evidencia distintos modos de fazer dança. Investindo num amplo recorte de propostas representativas da produção contemporânea, apresenta trabalhos do Ceará, Recife, Piauí, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Porto Alegre, além de obras provenientes de Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e França. Nessa edição, uma atenção especial é conferida à criação coreográfica que se configura a partir do diálogo com as danças urbanas. Envolvendo desde artistas internacionalmente consagrados até jovens intérpretes iniciando um percurso autoral, a Bienal apresenta trabalhos que se desdobram na confluência do gestual das múltiplas configurações da dança de rua com a encenação contemporânea. Ao mesmo tempo, promove um debate em torno dessa produção, buscando ampliar a discussão, a percepção e a compreensão acerca das forças que atravessam esse lugar de invenção. Num movimento de inclusão de públicos, de aproximação e de convite à exploração desse entre-lugar, a Bienal faz-se presente em contextos onde pulsam as danças urbanas.
 É dessa forma que Mondubim, Serrinha e Barra do Ceará passam a integrar o circuito de apresentações e oficinas da programação. 
Com o intuito de ampliar o espectro de suas plateias, a Bienal direciona ações específicas para o público infantil. A “Estação Dança Criança”, iniciada em 2011, promove a apresentação de três obras que, nos mais distintos circuitos de circulação, vem fazendo grande sucesso junto à criançada: Menu de Heróis (PI), Emquanta (SP) e Mistura – a dança das coisas (CE).

No que diz respeito aos convidados internacionais, pela primeira vez em muitos anos temos o privilégio de programar sete artistas totalmente inéditos na Bienal. Nesse grupo de convidados incluem-se criadores-intérpretes de grande maturidade artística e cênica, como Catherine Diverrès (FR) e Fabrice Ramalingon (FR). Regina Advento (ALE-BRA), integrante de longa data do Tanztheather Wuppertal de Pina Bausch, completa esse rol de criadores. Esta, juntamente com Riki von Falken (ALE) e com Marco Goecke (ALE), cuja obra Peekabo é apresentada pela São Paulo Companhia de Dança, configura um pequeno recorte da paisagem coreográfica alemã. Um toque histórico acerca da dança desse país fica por conta da espanhola Olga de Soto (BE-ESP), que mostra uma conferência-espetáculo em torno da obra Mesa Verde, de Kurt Jooss. Sofia Dias e Vítor Roriz (PT) evidenciam o vigor e a singularidade da cena portuguesa enquanto o trabalho de Louise Vanneste (BE) exemplifica a sofisticação da produção belga.
Entre os artistas e companhias nacionais programados para essa edição figuram companhias de grande projeção já conhecidas das plateias cearenses, tais como Grupo de Rua/ Bruno Beltrão (RJ), Quasar Cia de Dança (GO), Staccato | Paulo Caldas (RJ-CE), Balé do Teatro Guaíra (PR) e São Paulo Companhia de Dança (SP). Através destas duas últimas, o público local tem acesso tanto ao trabalhos de artistas consagrados internacionalmente como a obras de coreógrafos brasileiros especialmente criadas para essas companhias. Artistas como Cláudio Lacerda (PE), William Freitas (RS) e Rafael Guarato (MG) apresentam-se pela primeira vez na Bienal, indicando a atenção da Bienal a movimentos que acontecem fora dos grandes centros de produção. 

A cena local se faz presente por meio de criadores experientes, como Valéria Pinheiro, Silvia Moura, Fauller, Gerson Moreno, Héber Stalin e Carlos Santos entre outros. Com seus respectivos grupos e produções, esses artistas brindam tantos as plateias da capital como as do interior, mostrando a força, personalidade e diversidade da cena local. BBoys de vários bairros de Fortaleza, além de jovens criadores da capital e do interior também encontram espaço na programação.
gramação paralela do evento inclui uma extensa lista de atividades, de performances e shows musicais a intervenções urbanas, instalações artísticas e festas. São ações que conferem ao evento um caráter efervescente e acolhedor, agregando artistas e público em espaços comuns de celebração da arte e da vida. Em 2013, o Centro Dragão do Mar acolhe grande parte dessa programação: são as Fringes da Bienal no Dragão do Mar, um espaço para aqueles que, após os espetáculos, desejam continuar navegando nas intensidades que atravessam a Bienal. 
Fortalecendo as parcerias que vem realizando nos últimos anos, a Bienal conta nessa edição com o apoio de várias instituições culturais que contribuem de forma decisiva para potencializar o alcance e a efetividade das ações realizadas. Entre estas, destacamos a Secretaria de Cultura de Fortaleza, a Secretaria de Cultura do Ceará, as graduações em dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC, a Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a Secretaria de Juventude de Fortaleza, os CUCAs, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Centro Cultural do Bom Jardim.
A todo o público, desejamos que essa Bienal seja mais uma fantástica oportunidade para apreciar e vivenciar danças que vibram e fazem vibrar os tempos e espaços que habitamos.

A IX Bienal Internacional de Dança do Ceará tem o patrocínio da Petrobras e da Caixa Econômica Federal. Co-Patrocínio: Funarte, Governo Federal, via Ministério da Cultura, e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura. Promoção: Prefeitura de Fortaleza, por meio da SECULTFOR, Secretaria da Juventude e Cuca. Apoio Institucional: Wallonie-Bruxelles Internacional, Goethe Institut, Instituto Francês, Vila das Artes, BNB Juazeiro do Norte, Prefeitura do Crato, Prefeitura de Sobral, Theatro São João, Secretaria de Cultura do Paracuru e Grupo O Povo. Parceiros: São Paulo Companhia de Dança, Governo do Estado de São Paulo, Tecnograf Gráfica Editora, Circuito Brasileiro de Festivais Internacional de Dança (Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival Panorama), Dança em Foco, Sesc Senac, Cruz Vermelha do Ceará e Ecocarbon. Realização: Bienal Internacional de Dança do Ceará, Indústria da Dança, ProArte, Quitanda da Artes, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Instituto Dragão do Mar.

David Linhares e Ernesto Gadelha
Fonte: www.bienaldedanca.com




Programação no TJA: espetáculos sempre às 21h - Grátis
Sexta, dia 18: São Paulo Cia de Dança - Sábado, dia 19: Regina Advento (Brasil/Alemanha) - Domingo, dia 20: Riki Von Falken (Alemanha) - Sexta, dia 25: H3. Grupo de Rua/Breno Beltrão (RJ) - sábado, dia 26: Quasar Cia de Dança (GO) - Domingo, dia 27: Balé Teatro Guaíra (PR)





segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Exposição do artista Vando Figueiredo no SESC


Até o dia 29/11, está aberta para visitação a exposição “Liquidificai e bebei”, do artista plástico cearense Vando Figueiredo. São cerca de 30 obras com técnicas mistas, que inclui colagens, pinturas e desenhos de vários períodos de sua trajetória, expostas na Galeria do Sesc Senac Iracema. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 20h30, e nos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Livre de amarras e rótulos, os traços nas pinturas, gravuras, desenhos e esculturas de Vando Figueiredo surpreendem, seja pelas cores e formas, seja pelas expressões harmoniosas que exigem uma inquietação de quem está a observar suas obras. O artista cearense reproduz, com singularidade, a cena social e cultural, mas sem fazer tributo à estética e à forma, buscando um resgate da dimensão simbólica das artes plásticas.

O desenhista, pintor, gravurista, escultor e professor de artes plásticas, já ganhou vários prêmios e realizou mais de 100 exposições. E depois de expor em várias cidades do Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, França, Dinamarca e Itália, o artista volta ao solo cearense com a exposição “Liquidificai e bebei o artista Vando Figueiredo”

Serviço
Exposição “Liquidificai e bebei”, de Vando Figueiredo
Local: Galeria de Artes do Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Período: Até 29/11

Visitação
Seg a sex – 9h às 20h30 / Sab e dom – 16h às 20h
Informações (85) 3452.9090 / 3252.2215

Fonte: www.divirta-ce.blogspot.com

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cura de Alzheimer bem próxima

Descoberta científica abre caminho para a cura de Alzheimer

Cientistas encontraram substância capaz de barrar a morte de neurônios em ratos em pesquisa classificada pelo The Guardian como “decisiva e histórica”

 São Paulo – Uma descoberta da equipe da Universidade de Leicester (Inglaterra) publicada nesta semana trouxe boas notícias: a ciência está cada vez mais próxima de encontrar a cura para o Mal de Alzheimer. Esta doença hoje atinge mais de 36 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, este número deve triplicar.

Pois a equipe de neurocientistas liderada pela professora Giovanna Mallucci descobriu uma substância capaz de barrar a morte de neurônios. Testada em ratos de laboratório, tal substância conseguiu impedir a neurodegeneração nestes animais, que eram portadores da chamada “doença de príon”.
O estudo havia previamente descoberto que o acúmulo de proteínas no cérebro destes ratos doentes era responsável por ativar um mecanismo de defesa das células. Este processo, por sua vez, bloqueava a produção de novas proteínas.
Segundo a equipe, o normal seria que a produção normalizasse em algum momento, mas nestes ratos isto não foi observado. Constataram então que este seria justamente o “gatilho” que levaria os neurônios à morte, pois algumas das proteínas essenciais para a sua sobrevivência deixavam de ser produzidas.

Ao injetar a substância, os cientistas conseguiram bloquear este mecanismo paralisador da produção de proteínas em uma parte do cérebro destes ratinhos, normalizando, assim, todo o processo. Foi possível então impedir a morte das células e ainda restaurar os níveis de proteína e a comunicação entre os neurônios. Conclusão: prolongaram a vida destes animais.
Bom, ainda de acordo com a equipe, em entrevista ao jornal “The Guardian”, a pesquisa está em estágio inicial e pode ser que a produção medicamentos leve um tempo para se tornar realidade. Além disso, o processo causou sérios efeitos colaterais nos ratos, fato que levou os cientistas a preverem que testes em humanos ainda estão longe de acontecer.
Independente disso, a comunidade científica considerou os resultados altamente significativos e celebrou o estudo. “Futuras gerações certamente verão esta pesquisa como um pilar histórico e decisivo”, considerou o The Guardian.

 

Fonte: www.exame.com.br

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

5 Iniciativas para celebrar o Dia Mundial dos Animais

No dia 4 de outubro é celebrado o Dia Mundial dos Animais. Para comemorar a data, nada melhor do que fazer boas ações ajudando os que tanto dependem do carinho e atenção dos seres humanos. Veja abaixo, algumas ações que você pode colocar em prática. 

- Adote um animal
Segundo a Organização Mundial da Saúde, só no Brasil há cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. A estimativa é que, nas grandes cidades, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% estão abandonados. Que tal ajudar a mudar essa realidade? Antes de entrar em lojas especializadas de venda, procure conhecer as instituições que cuidam de animais. Dessa forma, você faz um bichano feliz e ainda fortalece o trabalho social realizado pela ONG. Entretanto, lembre-se: assim como um filho, é preciso se planejar e ter condições mínimas para criá-lo.

- Seja um dono provisório
Muitas pessoas têm vontade de ter um animal em casa, mas ficam com receio das consequências de uma adoção. Uma alternativa para casos assim é fazer uma experiência curta. Diversas ONGs precisam de lares temporários quando há superlotação nas unidades. A solução encontrada por tais instituições foi cadastrar “donos temporários”. O interessado se inscreve no site, passa por entrevistas e vistorias e assim mostra que tem condições de cuidar do animal por um tempo limitado. Em alguns casos, os donos acabam se apegando tanto ao bichinho que os adota definitivamente.

- Doe
Por meio da plataforma Groupon Comunidade, internautas podem ajudar a Adote um Gatinho (AUG), ONG de resgate e adoção de gatos do Brasil. A ideia é arrecadar fundos para construir uma nova ala na sede da ONG, destinada a gatos que precisam ficar isolados dos demais por serem portadores dos vírus FIV (aids felina) e Felv (leucemia felina).
Para contribuir, o usuário deve visitar a página da oferta e escolher o valor que deseja doar. As opções variam de R$ 10, R$20 e R$ 30 e todo o valor arrecadado será revertido para o Adote um Gatinho.

- Participe do “Animal Day”
A marca KING55, em parceria com a ONG Natureza em Forma e com o pet shop Espaço Animal, preparou uma tarde de adoção de cães e gatos, com educadores preparados para orientar e conscientizar sobre guarda responsável.
Quem já tiver um animal poderá levá-lo, pois haverá diversas atrações para os bichos. Além disso, podem sair da loja com um RGA (Registro Geral Animal), emitido na hora e sem custo.
Além de dicas de adestramento e cuidados de rotina, a marca presenteará com desconto nas lojas àqueles que adotarem um animal, ou que doarem para a ONG roupas e acessórios não mais usados por seus animais de estimação.
O evento será realizado no próximo sábado (5) no bairro Pinheiros, em São Paulo, mais precisamente na Rua R. Harmonia, 452, das14h às 18h. Os animais adotados serão entregues castrados, vacinados e vermifugados, prontos para uma vida longa e saudável em seus novos lares.
 

- Participe do “Animal Week”
A ONG MOVEINSTITUTE realiza na capital paulista o Animal Week, evento que, a partir de uma série de ações culturais voltadas à causa animal, objetiva conscientizar o público sobre os mais diversos temas da proteção animal.
A ação teve início na última terça-feira (1) e segue até o próximo domingo (6). A importância do projeto “está na possibilidade de unir diversas áreas e realizar iniciativas para gerar discussões sobre o caos que a proteção de animais atravessa”, diz Adriana Pierin, presidente do MOVE.
As ações culturais abrangerão as áreas de arte, gastronomia, música, moda e esportes. O público participante terá a oportunidade de fazer doação de ração, medicamentos e cobertores para os animais, assim como os animais carentes poderão usufruir da castração gratuita, da clínica amiga e também do pedágio de conscientização.



Fonte: www.ciclovivo.com.br