domingo, 23 de março de 2014

10 dicas para respirar um ar mais puro

Você não comeria lixo, certo? Não é preciso conhecê-lo (a) muito bem para duvidar que você fizesse algo assim, de livre e espontânea vontade. Assim como não acredito que você tivesse a intenção de espalhar lixo pela pele ou tomar um banho numa banheira cheia de porcarias. Se isso tudo te causa repulsa, porque então continuar respirando lixo?
A qualidade do ar que respiramos é tão importante quanto a da comida que ingerimos ou a água que usamos em nossas atividades diárias. Esse ar oxigena o sangue e possibilita que ele realize a respiração celular no nosso organismo.
Ao respirar um ar poluído ou de má qualidade, uma pessoa pode desenvolver diversos problemas como dores de cabeça, vertigens, diminuição dos reflexos, irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões, asma aguda e crônica, bronquite e enfisemas, destruição de enzimas e proteínas, degeneração do sistema nervoso central, doenças dos ossos e até câncer.
Para evitar esse tipo de problema, o melhor é ter atenção no ar que respiramos e tomar algumas medidas para melhorar a sua qualidade. Confira aqui 10 dicas simples para ter um ar mais limpo e saudável em sua casa, no escritório e no planeta.
1. Não tolere fumaça de cigarro. Se você fuma, pare. Se não, não permita que fumem dentro de sua casa. A fumaça do cigarro contém toxinas que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes.
2. Troque o filtro do seu ar-condicionado a cada três meses. Os filtros devem estar preparados para reter as micropartículas - fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus - causadoras de alergias e outras doenças respiratórias.
3. Invista em mobílias “limpas”. Muitos móveis e materiais de construção possuem formaldeído em sua composição. Essa substância é altamente cancerígena e em 1992 foi formalmente listada pelo Air Resources Board (órgão de controle de poluição) como contaminante tóxico do ar na Califórnia, sem nível seguro de exposição. Portanto, da próxima vez que for reformar sua casa, procure saber se os produtos que você está comprando possuem essa substância em sua composição.
4. Mantenha sua casa seca. A umidade pode causar problemas como mofo. Ele produz esporos que agravam a asma e transmitem bactérias causadoras de infecções. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis, como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.
5. Evite carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e cortinas. Eles acumulam poeira e ácaros, e são um chamariz para doenças respiratórias. Se não consegue viver sem eles, dê preferência aos que possuem cobertura anti-alérgica e lave-os regularmente.
6. Fuja de odorizadores de ar. Muitos deles possuem o gás clorofluorcarboneto (CFC) em sua composição, que são responsáveis pelo buraco na camada de ozônio. Para evitar o cheirinho desagradável, opte por alternativas como sachês ou ainda odorizadores que não emitem o gás.
7. Escolha produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente. Os multi-usos “convencionais” podem ser tóxicos, corrosivos, irritantes e inflamáveis. Eles ainda podem conter substâncias como fosfatos, solventes, formol, éter e muitos outros. Estes ingredientes são considerados perigosos, já que são tóxicos e contaminam o meio ambiente. Por isso, prefira sempre os naturais e que possuam o mínimo de produtos químicos na sua composição.
8. Não use bolas de naftalina. Existem outras formas de manter as traças longe de suas roupas. Por isso, antes de comprar esses produtos, tente alternativas menos tóxicas, como blocos, serragem ou óleo de cedro. Produtos como a naftalina e o paradiclorobenzeno são extremamente tóxicos e podem fazer mal para a sua saúde e para o meio ambiente.
9. Mantenha sua casa limpa. Pode parecer óbvio, mas a qualidade do ar dentro de sua casa está diretamente ligada à limpeza do lugar. Portanto, não deixe a sujeira se acumular e mantenha seu ambiente sempre limpo e arejado.
10. Fique atento a substâncias como radão, amianto e chumbo. Essas substâncias altamente tóxicas podem estar escondidas nos mais diferentes locais de sua casa, como nas tintas das paredes, no isolamento de edifícios ou em certos tipos de isolamento dos prédios. Esses elementos são seriamente poluentes e podem causar graves doenças pulmonares, além de uma forma rara e incurável de câncer.
Agora que você já conhece as dicas, fique atento e respire tranqüilo!

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org

sábado, 22 de março de 2014

Como nasceu o feriado do dia 25 de Março - A Data Magna.

O Estado do Ceará comemora neste ano, pela segunda vez, o dia 25 de março como Data Magna. A iniciativa partiu do deputado Lula Morais (PCdoB), que apresentou uma emenda constitucional, aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa. A celebração se deve ao fato de, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, a escravidão ter sido abolida em toda a província do Ceará. 
Nosso Estado foi palco de relevantes movimentos abolicionistas, que denunciavam, pela imprensa, os abusos cometidos pelos senhores de escravos e combatiam o comércio negreiro entre estados. Como representante do povo cearense, não hesitei em apresentar essa emenda. Ressalta o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, a data é uma oportunidade para lembrar todos aqueles que lutaram pela liberdade e a democracia. Lula salientou que tem orgulho de ser cearense e de comemorar os 129 anos da libertação dos escravos, enquanto em todo o Brasil são lembrados os 125 anos.
O Ceará é muito mais do que a terra da luz, sendo denominado de ‘Berço da Liberdade’ pelo abolicionista José do Patrocínio. No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos quase um ano antes da província do Ceará. Assim, o município é conhecido como Rosal da Liberdade. Destaca.
Lula Morais explica, ainda, que essa atitude dos antepassados cearenses, há mais de 100 anos, tem repercussão hoje, pois, devido ao fato histórico, Redenção é sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 
Cinquenta por cento de seus estudantes são de países de língua portuguesa, principalmente da África, berço dos escravos do Brasil que, agora, vêm para estudar e não mais para ter a mão de obra explorada, comemora.


Superintendência do Trabalho confirma feriado: 
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE-CE)ratificou que todo trabalhador cearense terá descanso no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará e que foi decretado como feriado da data magna do Estado.

Fonte: www.cnews.com.br

Festival de Circo do Ceará


Conhecido como a terra do humor, o Ceará consolida sua vocação para uma das artes mais democráticas e populares do mundo, o Circo, promovendo, pela primeira vez, o Festival de Circo do Ceará com a participação de 22 grupos do Ceará, Alagoas e Argentina. A programação de 24 a 29 de março é gratuita e será realizada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e na Praça do Ferreira, no Passeio Público, no Café Teatro das Marias e no Sebrae.
Com o tema ‘O Palhaço Cearense’, o Festival de Circo do Ceará nesta primeira edição homenageia a oralidade, a irreverência e o improviso que contagiam plateias em picadeiros por todo o estado do Ceará e garante risadas dos mais diversos públicos. Os seis dias do festival serão divididos em formação e mostra artística, além do subprojeto “Luz no Picadeiro”, programa de formação e informação voltado para o público circense, profissionais, artistas e gestores. O programa inclui minicursos, treinamentos, oficinas e palestras para capacitar a classe circense em suas atividades artísticas, técnicas e administrativas.
O Festival de Circo do Ceará é um projeto apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com o patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e Instituto de responsabilidade social da Oi.
Oficinas e Minicursos
Os encontros, oficinas e minicursos serão realizados, de 24 a 26 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Passeio Público, no Café Teatro das Marias e no SEBRAE. Serão oferecidas quatro oficinas de técnicas circenses e três minicursos de brigadista de incêndio, instalações elétricas e gestão de negócios /microempreendedor individual.
Lei do Circo de Fortaleza
Atendendo à demanda da classe circense do Ceará, o Festival ainda promove dois encontros: um para debater com os representantes das Secretarias Regionais Executivas da Prefeitura Municipal o exercício da Lei do Circo de Fortaleza; e o segundo, para promover o intercâmbio de informações e a fruição de produtos artísticos numa conversa com programadores de festivais, produtores culturais e artistas.
Mostra
A programação segue entre os dias 27 e 29 de março com a mostra de artes circenses, que é inteiramente gratuita e será apresentada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praça do Ferreira. Para receber o público, foi montado um picadeiro sob uma lona de circo, especialmente ambientado para oferecer conforto durante as quatro horas de programação diária.
A programação começará às 17h, com vivências de técnicas circenses por meio de aulas de perna-de-pau, malabares, maquiagem, além de exibição de documentários e fotografias. A partir das 19h, a programação segue no picadeiro com apresentações de palhaços, equilibristas, malabaristas, mágicos e tudo de fantástico que o circo oferece, sempre acompanhadas pela Charanga e fanfarras que não deixarão faltar boa música.
Programação Completa

Programa Luz no Picadeiro
Oficinas, Minicursos, Encontros e Conversas

Oficinas de Técnicas Circenses
De 24 a 26 de março das 14h as 17h no Passeio Público
- Mastro chinês com a Cia. manoAmano (Mar Del Plata - Argentina)
- Corda bamba com Josefina Pérez Gardey (Buenos Aires – Argentina)
De 24 a 26 de março das 14h as 17h na Praça Verde do Dragão do Mar
- Malabares e manipulação de chapéu – Rodrigo Möller (Rosário – Argentina)
Dia 29 de março às 9h no Café Teatro das Marias
- Confecção de nariz de palhaço – Teófanes Silveira “Biribinha” (Arapiraca – Alagoas)

Minicursos de aprimoramento técnico e gerencial para gestores e capatazes de
circo.
25/03 de 8h as 12 no SEBRAE – Gestão de Negócios e Microempreendedor
individual
26/03 de 8h as 12h no Sesc Iracema - Instalação Elétrica e Iluminação para
espetáculos - com Fábio Oliveira – Iluminador
26/03 de 14h as 18h no Dragão do Mar - Brigadista de Incêndio e uso de extintores –
com Sargento Geraldo Bezerra - Corpo de Bombeiros do Ceará.
Encontros e conversas

Dia 25 de março às 19h no Auditório do Dragão do Mar
- Implantação da Lei do Circo com representantes das Secretarias Executivas
Regionais de Fortaleza
Dia 28 de março às 9h no Café Teatro das Marias – Conversa com Programadores
de Festivais, Produtores Culturais e Artistas
Paula Rocha (Arueira Expressões Brasileira / São Paulo), Robson Cavalcante (Festival dos
Inhamuns / Arneiroz), Nacho Rey (Festival Hazmereir/ Argentina), Ângelo Márcio (Festival de
Circo do Ceará / Fortaleza).
Mostra de Artes Circenses
Dia 27 de março (quinta-feira)
Praça Verde do Dragão do Mar
17h – Circo de brincadeira - Vivências do universo do circo
(perna-de-pau, malabares, pinturas, adereços)
19h – Abertura Oficial
19h30 – Homenagens
20h – Palhaço Pimenta (Mestre da Cultura) – Circo do Pimenta - (CE)
20h30 – Monociclo – Reginho – Circo Tropical (CE)
21h – Se desconcierta el concierto – Latin Duo – Rosário (Argentina)
21h50 – Tecido Acrobático- Nayendy Pâmela – Circo do Motoka (CE)
22h – Fun_farra com a Charanga do Festival

Dia 28 de março (sexta-feira)
Praça Verde do Dragão do Mar
17h – Circo de brincadeira - Vivências do universo do circo
(perna-de-pau, malabares, pinturas, adereços)
19h – Ch@furdo – Dona Zefinha – Itapipoca (CE)
19h50 – Mágico Goldini – Fortaleza (CE)
20h30 – Cachos, tango y corda bamba – Muruya – Buenos Aires (Argentina)
21h10 – Palhaço Colorau – Fortaleza (CE)
21h40 – Pequeño Payaso - Manic Freak – Nacho Rey - Buenos Aires (Argentina)

22h30 – Balé Aéreo - Márcia Santos – Fortaleza (CE)
22h40 – Fun_farra com Gustavo Portela – Fortaleza (CE)

Dia 29 de março (sábado)
Praça Verde do Dragão do Mar
17h – Circo de brincadeira - Vivências do universo do circo
(perna-de-pau, malabares, pinturas, adereços)
19h - Kinematos – manoAmano – Buenos Aires (Argentina)
19h50 – Eu sem você não sou ninguém – Cia Teatral Turma do Biribinha -Arapiraca
(Alagoas)
20h40 – Palhaço Baratinha – Circo Mirtes – Fortaleza (CE)
21h – Palhaço Zé Ninguém – Circo do Motoka (CE)
21h30 – Fun_farra com Dona Zefinha – Itapipoca (CE)

Dia 29 de março (sábado)
Praça do Ferreira
15h – Show de Mágica - Tilim – Fortaleza (CE)
16h – Robertinho do Chicote – Fortaleza (CE)

Sessões gratuitas nos circos participantes *
Circo Marlyn, Circo Lincon, Circo Sky, Circo do Motoka e Circo Halley

*Programação sujeita a alterações

Serviço
Festival de Circo do Ceará
De 24 a 29 de março
Local: Centro Dragão do Mar, Sebrae e Praça do Ferreira
Informações: (85) 3459-0096(85) 3459-0096
Blog: www.festivaldecircodoceara.com
 

Dicas de Flores preferidas pelas mulheres

Flores nunca são entediantes para as mulheres. Elas adoram ganhar flores e na natureza você encontra uma infinita diversidade que cabe em qualquer situação. Cada novo arranjo floral é uma declaração fresca e individual de apreciação da pessoa amada, refletindo positivamente em sua imaginação e consideração.
Para os homens, é importante dizer que Flores não têm que significar compromisso. As mulheres sabem quando um presente significa simplesmente que você se importa ou quando é algo mais. Logo, você vai agradar e não vai correr o risco de dizer a ela que a ama se não é isso que sente.

flores para uma mulher
Tipos de flores para dar a uma mulher
Rosas  – rosas são sempre rosas. Românticas, elas são uma ótima pedida para mostrar seu amor e apelar para o símbolo mais universal do romance. Mesmo sendo tradicionais, são flores típicas de começo de namoro e que deixam claro a mensagem de romance no ar.
Caso não seja paixão a sua mensagem, as rosas amarelas são ótimas para amigos e parentes próximos e pessoas em fase de recuperação.
Orquídea - solitária ou em conjunto, a orquídea é uma flor de requinte. O fato de já ser mais cara que as demais prova que você teve um cuidado especial. Pode ser encontrada com pétalas roxa ou branca, e ambas são bem cotadas.
Flores do campo - se é aniversário de uma amiga, noivado de alguém bacana ou um carinho especial por uma pessoa, as flores do campos são neutras e discretas, mas mostram que você se importa. São uma boa dica para aniversário de uma colega de trabalho, ou uma lembrança para uma chefe. Estas flores também são uma ótima forma de desejar melhoras a alguém no hospital.
Margaridas - para amigos e parentes uma boa pedida são as margaridas, que são flores alegres.
Lírios – Para relações com mulheres mais velhas, os lírios são as flores perfeitas.

Fonte: www.declaracoesdeamor.net

sexta-feira, 21 de março de 2014

Cuidados essenciais com os pés

Cuidando dos pés, você fica mais relaxada e bonita por inteiro. Confira 7 dicas para deixá-los descansados:

1. Pele macia se conquista com esfoliação. Se for com cremes, o ideal é usar durante o banho, o máximo, quatro vezes por semana. Agora, se preferir a lixa, cuidado. Passe-a uma vez a cada 15 dias lixar demais pode provocar rachaduras, viu?
2. Escalda-pés revigorante: Em uma bacia, coloque água morna, pedrinhas redondas e uma colher (sopa) de sal grosso. Deixe os pés na água e pise suavemente nas pedras. Inclua ervas ou essências de eucalipto ou cânfora, que aliviam o cansaço.
3. Calcanhares lisinhos: A região é uma das mais esquecidas. O segredo para acabar com aquela pele áspera e rachada é usar cremes à base de ureia ou manteiga de karité. Um banho de parafina a cada 15 dias também ajuda!
4. Dieta na ponta dos pés: Sabia que tem pontos da reflexologia nos pés para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura? Na sola dos pés, pressione, com os dedos das mãos, o ponto entre o dedão e o dedo vizinho. Mantenha a pressão por dez segundos. Repita três vezes.
5. Pedicure em dia: Pés bonitos estão sempre com as unhas bem feitas. Dá uma sensação de limpeza. Mas não esqueça de ficar sem esmalte pelo menos dois dias por mês, para evitar aquelas manchas esbranquiçadas.

6. Massagem relax: Com um creme ou óleo, você mesma pode fazer uma massagem gostosinha. Pegue cada dedo e faça um movimento como se estivesse rosqueando uma tampa e dê tapinhas nos calcanhares.
7. Hidratação turbinada: Antes de deitar, espalhe um creme para os pés, de preferência um com ureia ou glicerina, que são mais poderosos. Depois, cubra-os com papel-filme e vista uma meia quentinha. O truque potencializa o efeito do creme.
Fonte: www.dr.berger.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

Massagem Coreana com Bolas de Cristais

O Sushô é uma arte de massagem coreana com esferas de cristais utilizada para promover o equilíbrio entre corpo-mente-alma.

Tem como objetivo trabalhar o fluxo de energia do corpo em conjunto com os cinco elementos da natureza.

O Sushô tem efeito relaxante, proporcionando o alívio imediato ás dores corriqueiras, mal estar e outros problemas que atormentam nosso dia-a-dia, desbloqueia energias estagnadas, proporcionando também com o auxílio do poder curativo dos cristais e das cores, o equilíbrio emocional, corporal e mental. 


A técnica empregada no Sushô busca transformar a energia cinética em energia elétrica e sutil. 


Os cristais usados nessa massagem atuam como vitamina energética, potencializando o efeito curativo da massagem.

No Sushô massageia-se o cliente diretamente na pele com as mãos e os cristais. É um momento único, mágico no qual a terapeuta transmite toda a sua energia, todo o seu calor, todo o seu amor, através do toque de suas mãos nos cristais que irradiam e potencializam e transferem todos os efeitos maravilhosos e curativos para o corpo, mente e alma do cliente; proporcionando um equilíbrio gratificante em pouco tempo.

Os cristais e pedras naturais são a manifestação mais pura da energia e da luz num plano físico.

Os átomos que os compõem estão em perfeita harmonia e permitem assim a manifestação da luz em forma sólida. Está comprovado que os cristais são melhores condutores e amplificadores de energia, sendo utilizados na composição da fibra ótica, chips de computadores, fabricação de relógios/rubi, quartzo, etc...

É um tratamento para relaxar e energizar o corpo que consiste numa verdadeira terapia de regeneração e reequilíbrio. Harmonizam-se os desequilíbrios ( físicos-energéticos) causados por diferentes motivos pois o corpo luta a diariamente contra as diversas agressões às quais se vê submetido como má alimentação, fumo,
sedentarismo, stress, etc), o que ocasiona em geral mal estar, falta de concentração e memória, dores no corpo, tensão muscular, sobrepeso, stress, angústias, fobias etc.

Só quando , o corpo não encontra forças ou meios de compensação, manifesta-se por meio de sintomas ou doenças.

Nossas vibrações emitem sons e cores, o que influi sobre o organismo contribuindo para os desequilíbrios.

Os Cristais usados na Massagem Suchô, conseguem ampliar a sua vibração permitindo que se exteriorize a sua potência.

A vibração dinamiza os efeitos e qualidades do quartzo enquanto se realizam as manobras de massagens orientais levando a um relaxamento profundo.

Através da massagem se ajuda a eliminar toxinas, que com freqüência são a causa de dores musculares, estimulando a circulação sanguínea, aumenta-se o oxigênio nas zonas dolorosas, e ao mesmo tempo se eliminam as toxinas estancadas, como ácido láctico e carbônico que se acumulam nas fibras musculares causando dores e tensões

Dado que mente e corpo, estão relacionados, os efeitos emocionais em geral de uma boa massagem, onde se encontram envolvidos os sentidos do cliente, como ser, aroma, luz, som, amorosidade e realizado por profissional sensível a energias sutis, com um toque amoroso aliados a energia dos cristais e das cores, leva a um estado de relaxação profunda similar à meditação Ao final da sessão, os comentários são sempre diferentes, mas todos têm uma característica em comum: a sensação de sentir-se limpo , descontraído e ao mesmo tempo em efervescência e estimulado.

Afinal, é este o objetivo de qualquer tratamento de harmonização holística!


Fonte: Blog Mente e Corpo em Harmonia
Por Luciane Magna - Fisioterapeuta, Acupunturista, Esteticista e Terapeuta Holística. 


segunda-feira, 17 de março de 2014

Comédia Cearense apresenta: Cinderela

A primeira Cinderela conhecida data de um tempo muito recuado. Conta-se que havia uma mulher, no Egito, que tomava banho em uma lagoa e uma ave, por algum motivo, roubou uma de suas sandálias. Soltando a sandália a alguma distância, ela caiu no colo de um faraó, Miquerinos, o mesmo que levantou a terceira pirâmides que ainda hoje pode ser vista em Gisé.  Impressionado com o tamanho daquele pé e a forma da sandália, Miquerinos mandou seus homens em busca da dona daquela peça que tanto o encantou.  Assim, praticamente todo o Egito foi invadido pelos homens do faraó que, tal como a Cinderela de Charles Perrault, no futuro, e dos Irmãos Grimm, testaram a sandália nos pés de todas as mulheres que encontraram até que se depararam com aquela que tanto procuravam. Esta, certamente, foi a primeira Cinderela, ainda que digam que há uma outra na China e várias outras em outros lugares do planeta.

A Cinderela que será representada pela Comédia Cearense e terá início neste domingo, 16 de março, a partir das 17h (e continuará nos próximos domingos até maio) no Teatro Arena Aldeota, não será esta, do Egito, mas aquela outra, mais recente. Nela, Cinderela que, segundo a etimologia da palavra significa “cinza quente”, é filha de um fidalgo que tinha duas filhas com uma nova mulher depois da morte da primeira. Morto, por sua vez, Cinderela é deixada aos cuidados da madrasta que transformou a menina em empregada das filhas. Como vivia com o corpo sempre cheio de cinzas, ou borralhos (daí porque o outro nome de Gata Borralheira), por causa da limpeza da lareira, as duas filhas da madrasta, Anastásia e Grisela, deram o nome de “Cinderela” à sua meia-irmã.
A sorte de Cinderela, no entanto, mudou. Assim como aquela do Egito, a filha do fidalgo teve a felicidade de se casar com um príncipe. Para isso, porém, participou de uma festa para a qual a madrasta e suas filhas tentaram impedir que ela fosse, mas como não conseguiram, Cinderela foi. No meio da festa, enquanto dançava com o príncipe, foi alertada pelo relógio de que estava para dar a meia-noite. Como estava ali porque uma fada madrinha havia transformado uma abobora em carruagem e alguns ratinhos em cavalos, Cinderela foi embora, rapidamente, e deixou cair um de seus sapatinhos de cristal. Foi a sua salvação. Apaixonado por aquela mulher que o abandonara repentinamente em pleno salão, o príncipe quis saber quem era ela e, para isso, se serviu do sapatinho tal como os egípcios se serviram de uma sandália de papiro, certamente, para dar com a Cinderela do Egito. Com isso a história está montada e, com ela, a fascinação das crianças que não se cansam nunca de saber desta história a cada geração.
Comédia Cearense
Inaugurada em 1957, a Comédia Cearense, responsável pelo espetáculo, foi criada sob a coordenação do ator e dramaturgo Haroldo Serra. Ao longo de seus 56 anos de existência, produziu mais de 90 espetáculos e 158 montagens. Em 2002, para melhor deixar seu legado cultural no estado, fundou a Casa da Comédia Cearense formada por salas onde ocorrem oficinas, cursos e palestras, salas de ensaio, teatro e dança, sala de música, biblioteca teatral, videoteca, com mais de mil títulos e teatro jardim, com capacidade para 200 espectadores. Dentre as peças que encenou estão “O Morro do Ouro” de Eduardo Campos, “Demônio Familiar”, de José de Alencar, e “O Casamento de Peraldiana” de Carlos Câmara.
Adaptada por Hiroldo Serra, a Cinderela, que começa neste domingo e prossegue nos demais até maio, é dirigida por Haroldo Serra. Figurino de Hiramisa Serra. Coreografia e maquiagem de Javier Medrano. Operação de luz e som com John Ewerton. Arranjos musicais e gravação com Carlinhos Crisóstomo e camareira com Ozana Tavares.
SERVIÇO
• Espetáculo: Cinderela. Grupo: Comédia Cearense. Dia: 16 (começa neste domingo e continua nos outros até maio). Hora: 17h00. Local: Teatro Arena Aldeota (Rua Silva Paulet c/ João Carvalho). Ingresso: R$ 15, meia, e R$ 30, inteira. Livre.
Fonte: Jornal O Estado, Natalício Barroso

segunda-feira, 10 de março de 2014

Dez razões para fazer atividade física e o que fazer para manter uma ótima motivação

Muitas vezes pessoas me procuram para obter “dicas” para iniciar e/ou manter-se em um programa de exercício físico. Em linhas gerais explico que para descobrir o quanto é valioso se exercitar, nós devemos pensar em três palavras: necessidade, satisfação e auto-realização.

Quando temos em nossa mente de forma clara e objetiva alguma necessidade, mobilizamos toda nossa energia para tentar satisfazê-la. Como consequência, quando satisfazemos uma necessidade ocorre um forte sentimento de auto-realização. Todo esse processo, que culmina na auto-realização, nos faz bem e gera prazer e logo nos motivaremos a repetir ou procurar comportamentos relacionados à auto-realização.

Depois dessa breve explicação, voltemos ao desafio inicial:

“Como me motivar para iniciar e manter o meu programa de exercícios físicos?”

Embora os benefícios psicofísicos de um programa regular de exercícios físicos já estejam quase que totalmente divulgados e muitas vezes entendidos pelas pessoas. O primeiro passo é avaliar se temos claro em nossa mente o quanto nós necessitamos de exercícios para termos saúde.

Ao considerar a motivação como energia pessoal que dá início, sustenta e integra o comportamento do ser humano, fica fácil entender que é a motivação que nos impulsiona em direção aos nossos objetivos, e em consequência, se não há motivação, não há como iniciar algum desafio.

Para que a motivação para a prática de exercícios físicos seja despertada, necessário se faz mobilizar as necessidades da pessoa. Admitimos que necessidades sejam tudo aquilo que é importante para alguém. Em seguida (e isso pode levar algum tempo), o interesse da pessoa por exercitar-se irá surgir espontaneamente. Isso porque interesse é uma relação de conveniência estabelecida entre o objeto (ou fenômeno) capaz de satisfazer uma necessidade e a pessoa que busca determinada satisfação.
Elementos de uma boa saúde psicofísica

10 razões para fazer uma atívidade física
Assim sendo, quando alguém descobre que uma boa saúde psicofísica é traduzida como:
1ª) Tendência de inoculação de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);

2ª) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;

3ª) Melhor força muscular;
4ª) Estética corporal “atlética”;

5ª) Regulação do sono; 
6ª) Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;

7ª) autoimagem positiva;

8ª) Maior autoconfiança; otimismo frente os desafios;

9ª) Regulação do humor,

10ª) Sentimento frequente de recompensa, e muitos outros que poderiam esgotar esse texto.

Com esses elementos a pessoa tende a avaliar um programa de exercícios físicos como o “objeto” que irá satisfazer sua (s) necessidade (s). Com isso, terá grandes possibilidades de iniciar um comportamento motivado para a prática e manutenção de um programa regular de exercícios físicos e tudo o mais que for necessário para se manter saudável, longe de doenças e feliz com seu corpo.

Ao dar continuidade aos primeiros passos de um comportamento motivado, é fundamental sustentá-lo e integrá-lo aos fatores extrínsecos (ambientais) juntamente com os fatores intrínsecos (pessoais). Significa então, que um forte apoio profissional e de alta qualidade pessoal e profissional devem fazer parte desse desafio - manter-se em boa forma psicofísica.

Além disso, um ambiente seguro, agradável e com infra-estrutura compatível com os objetivos favorecem um bom nível de motivação. Por outro lado, tudo o que for feito em termos de treinamento deve ter uma consequência positiva em relação aos objetivos pessoais. E mais, a partir do momento em que cada etapa ou meta for atendida outros desafios precisam ser vislumbrados e/ou mobilizados para que a motivação não perca intensidade.
Nível de prazer é fundamental

Outro fator que deve ser considerado fundamental é o nível de prazer que a pessoa usufrui praticando determinada atividade. O desenvolvimento do prazer certamente levará a pessoa (atleta ou praticante de exercícios físicos) a melhor suportar o processo de treinamentos, consequentemente um melhor rendimento será observado. A melhoria constante desse rendimento aumenta a percepção do nível de conquistas pessoais e leva a pessoa a obter um maior nível de fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação.
O que fazer para ter uma ótima motivação?

Para uma ótima motivação a fim de melhorar o rendimento nos programas de treinamento esportivo e exercícios físicos aconselho seguir os seguintes passos:

1º) Ter a clara percepção que seu esforço é produtivo. Ou seja, sua dedicação à atividade vale a pena;

2º) Manter sempre uma ótima concentração na tarefa. Quanto melhor concentrado maior é a tendência de se manter motivado;

3º) Estabelecer objetivos claros de desafios e compatíveis com a capacidade psicofísica pessoal;

4º) Desenvolver autocontrole. Tanto no aspecto de controle da excitação emocional como no controle de execução da tarefa, em outras palavras dominar a exigência motora com calma.

Por: Renato Miranda, Graduado em Educação Física. Mestrado e Doutorado em Psicologia do Esporte.
Fonte: www.uol.com.br


Dica do Guia: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura















PROGRAMAÇÃO DA SEMANA - Blues, soul music, circo na Praça Verde, Beethoven, show internacional, teatro e cordel. A programação de 11 a 16 de março, no Dragão, tem muitas atrações para você se divertir. E tudo ou gratuito ou no preço. Confira!

▾ 11 Terça
Feira Cordel com a Corda Toda
17h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito

RECITAL DE CORDEL OU POESIA - Cordéis que educam e transformam
19h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito.

TEATRO DA TERÇA - Avental todo sujo de ovo
20h > Teatro Dragão do Mar > R$ 4 e R$ 2 (meia)


▾ 12 Quarta
CIRCUITO DE MÚSICA ERUDITA - Ensaio aberto da Orquestra Filarmônica do Ceará
18h30 > Teatro Dragão do Mar > Gratuito


▾ 13 Quinta
DEPOIS DAS SEIS - Trio Musiarte
18h30 > Café do Cinema > Gratuito


▾ 14 Sexta
CIRCUITO DE MÚSICA ERUDITA - Sinfonias de Beethoven
Com Orquestra Filarmônica do Ceará
19h30 > Anfiteatro > R$ 20 e R$ 10 (meia)

Show "Paris-Bukarest", com a cantora francesa Nathalie Joly
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito

PANORAMA - Felipe de Paula, com show Filho de Manicure
20h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito


▾ 15 Sábado

TEATRO INFANTIL - Criaturas de Papel
17h > Teatro Dragão do Mar > R$ 4 e R$ (meia)

POLIFONIAS - Com Felipe Cazaux e Blues Label, Imagem e Som
20h > Anfiteatro > R$ 4 e R$ 2 (meia)

TEATRO INFANTIL – O Casamento da Dona Baratinha
18h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito



▾ 16 Domingo

TEATRO INFANTIL - Criaturas de Papel
17h > Teatro Dragão do Mar > R$ 4 e R$ (meia)

DOMINGO NO CIRCO - Vamos Viajar?!, com Orquestra Palhaçal
17h > Praça Verde > Gratuito

POLIFONIAS - Com Felipe Cazaux e Blues Label, Imagem e Som
20h > Anfiteatro > R$ 4 e R$ 2 (meia)

TEATRO – Homem Cavalo e Sociedade Anônima
20h > Teatro Dragão do Mar > R$ 4 e R$ 2 (meia)

Fonte: www.dragaodomar.org.br